Aprendendo a costurar: técnicas básicas de costura
Uma costureira iniciante precisa mais do que ninguém ser organizada e focada. O ofício da costura exige muita dedicação e pode ser frustrante nos primeiros momentos. Então, agora que você já sabe quais ferramentas precisa e como organizá-las no seu ateliê, que tal aprender algumas técnicas básicas de costura?
Este é mais um blog post da nossa série Aprendendo a costurar. No texto de hoje, vamos apresentar técnicas básicas que toda a costureira precisa dominar e algumas dicas para você se sentir mais confortável adentrando o mundo da costura.
Começando a costurar
De início, posso garantir que você já domina o segredo para tornar-se uma boa costureira: a vontade! Mas claro, não é só de vontade que as peças são confeccionadas. Um conselho primordial para você guardar para o resto da sua trajetória na costura é separar todos os materiais e ferramentas que você vai utilizar ao longo do processo.
Uma vez que você esteja com a mão na massa, procurar por itens escondidos no seu ateliê pode quebrar sua concentração. Imagina estar costurando e, de repente, acaba a linha. É melhor que ela e seus outros equipamentos essenciais já estejam por perto para evitar inconvenientes.
Técnicas básicas de costura
Aprender o básico da costura irá ajudá-la a confeccionar peças com mais rapidez e eficiência. Seguindo alguns passos simples, você facilita seu trabalho e satisfaz seus clientes com entregas ágeis e profissionais.
Abaixo estão algumas técnicas básicas que toda a costureira deve saber!
Molhar o tecido antes da costura
Alguns tipos de tecido encolhem após a primeira lavagem. Para evitar que isso comprometa seu trabalho, molhe o tecido antes da costura e espere secar. Isso diminui as chances de encolhimento.
Alfinetando a peça
Quer uma costura precisa e sem erros? Alfinete a peça antes de começar a confecção. O recomendado é colocar um alfinete a cada 3 cm do tecido, assim você cria um “caminho” para a sua costura.
Alinhavar com cuidado
Esta é a hora que bate o medo ou a preguiça. Mas alinhavar é preciso para que a peça fique no comprimento correto e a costura, sem falhas. Alinhave com cuidado até se sentir mais segura. Com o tempo, esta etapa torna-se mais natural.
Seguir o molde
O molde é seu grande aliado na hora de cortar a peça. O momento do corte é um dos definidores da qualidade da peça final. Por isso, sempre siga o molde e corte com cautela e atenção.
Passar a peça a ferro
Passar a sua produção a ferro é um dos segredos para a peça ficar com um acabamento profissional e sofisticado. Tecidos delicados devem ser cobertos por outro tecido na hora de passar. E cuidado com as linhas de costura: as de menor qualidade podem derreter com o calor do ferro.
O projeto final
É claro que você não vai tornar-se uma expert em costura do dia para a noite. O importante agora é andar um passo de cada vez rumo à sua conquista. Uma dica para facilitar sua curva de aprendizagem é incorporar um elemento novo a cada projeto. Ou seja, você não precisa tentar aplicar todas as técnicas que aprender de uma vez só. Seja paciente e construa sua evolução gradualmente.
Por fim, a melhor maneira de adquirir novos conhecimentos é conversando com pessoas que já entendem do assunto. Você provavelmente sabe de uma conhecida que é costureira ou até mesmo de um membro da família que domina algumas técnicas. Não sinta vergonha de pedir conselhos para essas pessoas. Elas também já foram iniciantes e terão prazer em te ajudar.